terça-feira, 24 de novembro de 2009

Vila de Paranapiacaba

Paranapiacaba , que em Tupi- guarani significa "lugar de onde se avista o mar", é um distrito da cidade paulista Santo André, sua história se confunde com a da estrada de ferro Santos - Jundiaí, que nasceu graças ao empreendedorismo do Barão de Mauá, que se associou e criou a  Cia inglesa São Paulo Railway.
A construção da São paulo Railway, viria a substituir a Calçada de Lorena, no escoamento de mercadorias e na produção agrícola para o Porto de Santos, e também o transporte de passageiros de São Paulo à Santos, já durante sua construção se instalou,  no alto da serra, acampamentos rudimentares para os operários, com o crescimento das operações , uma nova linha foi construída para atender a demanda crescente e um novo sistema que operação com ele era necessário uma estação no Alto da Serra e assim nasceu a Vila de Paranapiacaba, hoje Patrimonio Cultural Mundial.
Minha ida à Vila teve que ser adiada várias vezes, mas no último dia 15/11, consegui ir finalmente, com um grupo de amigos fotografar, chegamos em meio a muita chuva e a tradicional neblina local.
Um verdadeiro mergulho na história, essa foi a minha primeira impressão quando avistei a vila inglesa, a neblina dava toda uma atmosfera nostálgica ao lugar e permitiu fotos únicas.


Saímos de lá com aquele gostinho de quero mais, postei aqui algumas das fotos que tirei , em breve voltarei e falarei mais dessa preciosidade encrustada na Mata Atlântica.
Os links levam até as páginas da Wikipédia onde muitas informações podem ser obtidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário