segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Ilha Diana

Um paraíso em Santos

Eu, como muitos santistas, escuto esse nome  durante quase toda minha vida, mas apesar da pequena distância que separa Santos  da Ilha, até bem pouco tempo não a conhecia.
Saímos de Santos eu e meu amigo Jorge Tadeu, bem cedinho na manhã do dia 20/08/2009 afim de corrigir essa falha.
Espero conseguir passar aqui um pouco do que presenciamos lá na ilha.
Localizada na Foz do rio Diana, na área continental de Santos, é um exemplo de povoado caiçara, a ligação é feita exclusivamente por barcas que saem do porto de Santos , junto a Alfandega e em pouco mais de 20 minutos completa o percurso.
Sua população é formada basicamente por descentes de famílias que moravam no local onde hoje é a Base Aérea de Santos, e foram desalojadas para sua construção em 1936. Como é o caso de Da. Antonia  Bittencourt de Souza ou simplesmente Da. Dinha, que ainda vive lá e é uma simpatia.

Da Dinha

A comunidade cresceu, ainda reivindica várias melhorias e usa a Base Aérea para solução de alguns de seus problemas, a pesca artesanal ainda se faz presente apesar de vários moradores exercerem outras atividades  em Santos e também em Vicente de Carvalho.
A ilha Diana não possui praias devido o tipo de solo, mas preserva sua vegetação e com isso a área de manguezal apesar da proximidade dos grandes centros servem como refugio para várias espécies de aves, crustáceos e peixes.
 As residências, das pouco mais de 50 famílias que vivem aqui , são quase todas de madeira e voltadas para o rio.
O que mais nos impressionou, desde que chegamos no pequeno atracadouro, foi a calma do lugar.
A comunidade parece uma grande familia, de acordo com os moradores, não usam nem trancas nas portas, as crianças brincam livremente.
A religiosidade também é outra característica do local, algumas famílias de pescadores que vieram de Iguape no começo da ocupação trouxeram também a fé em Bom Jesus, que passou a ser aqui seguida

A capela (foto: Julio) estava sendo ampliada, o altar (foto: Tadeu) ainda guardava vestígios da festa realizada a poucos dias comemorando o santo protetor.
Outras melhorias também estão sendo feitas pela Prefeitura tais como:
um viveiro de plantas  e a urbanização de praças, e melhorias no centro comunitário e posto de saúde. Iniciativas da Prefeitura e também da iniciativa privada.
Ficamos pouco tempo lá, mas o suficiente para sair impressionados e com a certeza que voltaremos em breve, para rever a tranquilidade do lugar e explorar um pouco mais da  ilha Diana e do entorno dela.



























Nenhum comentário:

Postar um comentário