redes sociais

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Fotografia em Revistas


A fotografia cada dia mais se populariza, desde que surgiu em 1826 (data da 1ª imagem) até os dias de hoje foi um longo caminho. A prática fotográfica era algo caro e para poucos, com o avanço da tecnologia e a migração para o mundo digital ela se tornou quase que comum na vida de todas as pessoas mundo afora.
Uma das funções mais simples da fotografia é registrar os acontecimentos importantes da vida das pessoas, e é nesse contexto que sua popularização aconteceu e mudou a maneira das pessoas conhecer o mundo.
Mas desde o início ela também foi usado como linguagem artística, discussões a parte, seus adeptos se reúnem em clubes para discutir e trocar conhecimentos e experiências. O mais antigo deles que eu conheço é o Royal Photographic Society, fundado em janeiro de 1853 e em funcionamento até hoje. No Brasil,  os fotoclubes também tiveram muita relevância, com um período de muito sucesso e reconhecimento mundial. Um dos primeiros que se têm notícias é o Photo Club Helios, de Porto Alegre, que foi fundado em 1918. Mas o que fez maior sucesso foi o Foto Clube Bandeirantes, de São Paulo, que foi fundado em 1939 e está em funcionamento até hoje. O período de maior efervecência artística foi a década de 1950. Após um período de grande impulso, os fotoclubes tiveram uma queda, muito em função dos custos, muitos fecharam, mas essa sempre foi uma das formas encontradas pelos apaixonados pela arte fotográfica se reunirem e trocar informações.
Se você está começando a conhecer o universo da fotografia e sua família anda preocupada, porque acha que algo está errado , pois você só pensa e fala em fotografia, saiba que você não está sozinho, isso é comum , talvez por isso os Clubes ainda sejam a grande opção.
Mas o mundo também evolui e outras opções surgiram, tais como os grupos em sites como o Flickr, Olhares e outros.
Na verdade quando iniciamos na fotografia e nos propomos a ser mais do que tiradores de fotos, é preciso estudar muito. E esse é um dos problemas, pois no Brasil são poucas revistas e livros especializados. Vou tentar fazer um pequeno apanhado de publicações regulares, que talvez ajude você nesse caminho, algumas são revistas comerciais, com edições mensais e que talvez seja legal você ter uma assinatura, mas o que tenho procurado e vou compartilhar com vocês são revistas, muitas apenas digitais, que são elaboradas por fotógrafos ou por grupos de estudos fotográficos e que poucos tem acesso por desconhecerem a existência.

Fotografe Melhor e Tecnica e Prática a FM talvez seja a de maior circulação no Brasil, com boas reportagens e conteúdo interessante , mas tem sido invadida por muita publicidade que as vezes chega a irritar a Técnica e Prática também é uma boa opção;



Photo e Imagem e Photo Magazine vem na mesma linha das suas concorrentes;


Fhox outra boa opção.




















Digital Photographer Brasil revista que alem de bons artigos recheados de dicas de profissionais, dá grande espaço aos usuários do site de mesmo nome.















Você pode comprar essas revistas em quase todas as bancas espalhadas pelo país ou até acessa-las através de assinaturas digitais, os sites que disponibilizei nos links acima tem bastante material disponível mas a revista na integra só com a compra mesmo. É claro que sempre encontramos algumas em pdf na rede, mas não é o que procuramos.


E é exatamente esse uma dos canais que venho encontrando coisas muito interessantes e vou compartilhar aqui com vocês.

Flinpo Magazine essa revista  é produzida a cada 4 meses, de acordo com o resultado dos desafios propostos no site que reuni fotógrafos amadores e profissionais, e conta também artigos de colaboradores sobre assuntos ligados a fotografia. Essa é uma produção portuguesa.

Foto-grafia revista digital produzida em Santa Catarina, o projeto nasceu em 2009 como parte da conclusão do curso de Pós -graduação da 1ª turma de Fotografia da Univale e era impressa, posteriormente migrou para a forma digital e aos poucos se tornou independente, mas mantendo o aspecto de fomentar a fotografia.

Viajantes da Câmera a revista é editada em Porto Alegre  pela escola de imagem Câmera Viajante.

Black&White in Color for Photographers revista bimestral que apesar do nome  é totalmente brasileira, vale a pena conferir esse trabalho de excelente qualidade.

Em comum alguns desses trabalhos usam um site que serve de plataforma on line para publicações, trata-se do issuu que além dessas tem outras inúmeras publicações nacionais e internacionais sobre fotografia e outros assuntos também.

Fica a dica também para os amigos fotógrafos que quiserem publicar seus trabalhos, na era do fotolivro é uma ferramenta poderosa, E porque não também os fotoclubes usarem isso como ferramenta de divulgação, bem esse é um sonho que acalentei muito quando estava como Diretor do CFAS, quem sabe alguém abrace a ideia, eu ficaria muito feliz em ver os fotógrafos de nossa região tendo esse canal de divulgação.
Espero que as informações sejam úteis , deixe seu comentário, críticas ou sugestões. Inscreva-se no blog Olhar Santista para receber novas postagens em seu e-mail, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário