terça-feira, 5 de novembro de 2013

Construindo um olhar fotográfico

O Olhar Fotográfico

A cada dia mais e mais pessoas inundam a internet com imagens de todas as partes do mundo, atualmente a fotografia está ao alcance de todos, isso é bom pois ela foi um instrumento transformador que mudou a maneira da humanidade ver o mundo.

Acho que, assim como eu, todo apaixonado por fotografia quer não apenas fotografar, mas mostrar sua arte e assim como todo artista quer ter seu trabalho reconhecido.
Por isso, um dos caminhos que é mais usado pelos iniciantes na fotografia é postar suas fotos nas redes sociais, e em sites especializados. 
Nesses sites, onde existem grupos que fazem concursos e desafios que são analisados e votados pelos participantes , que também são fotógrafos. 
Isso vai aos poucos, através das críticas construtivas, abrindo os horizontes daqueles que estão nos primeiros passos dessa jornada.
Como já falei em outras postagens , para fotografar é preciso muito estudo, não só pelo domínio das diversas técnicas mas principalmente para ir criando aos poucos uma identidade fotográfica
Quando apertamos o botão, estamos eternizando uma imagem e junto com ela deve estar nossas emoções, ou seja tudo o que vivenciamos até aquele momento. 
Daí a importância de ler bons livros, ouvir boas músicas, ver boas exposições, viajar e conhecer novas culturas, enfim nossas fotografias mostram ao mundo quem somos ou o que pensamos, ou pelo menos é isso que todo bom fotografo quer que elas mostrem.
Muitas vezes é difícil para o iniciante saber exatamente onde achar bons livros e revistas sobre fotografia, daí talvez essa febre também de fotógrafos que acabam escrevendo ou criando seus blogs para discutir fotografia.
Nessa linha algumas comunidades também fazem um papel importante, vou citar aqui duas que acho bem interessante e que costumo sempre olhar:
Digital Photographer Brasil nele você se cadastra , posta suas fotos que serão vistas na galeria pelos demais participantes e comentadas e/ou votadas. Além disso os editores também podem perceberem seus trabalhos que podem até ser publicados. Se quiserem dar uma olhada na minha página é só clicar aqui

foto publicada na edição 14 da Digital Photographer Brasil
Flinpo - Fotografia em Língua Portuguesa conheci e me cadastrei agora no Flinpo, me parece ser bem interessante e com uma proposta parecida com a da Photographer, porém com algumas diferenças: em primeiro lugar é feito em Portugal, nele são propostos desafios semanais aos participantes e os vencedores  e destaques têm seus trabalhos publicados em revistas trimestrais. 
Foi com muita alegria que vi na edição de nov/2013 a foto de minha amiga Berenice Kauffmann Abud, que foi o grande destaque desse trimestre e concedeu uma entrevista também a revista do site a FMagazine nº9.


Em breve farei uma lista de links de algumas publicações especializadas em fotografia que talvez possam ajudar aos que iniciam na arte da fotografia, espero que vocês tenham gostado dessas duas dicas e aproveitem para ver os diferentes olhares. 
Deixe seu comentário, pergunta ou crítica, e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário