segunda-feira, 29 de abril de 2013

O amor é a melhor terapia - 2ª semana

Como havia prometido, vou compartilhar com vocês a segunda semana dessa jornada, que se iniciou pra quem não leu, na postagem o amor é a melhor terapia, que fiz semana passada. A ideia é mostrar como é possível ter num mesmo assunto ou local uma gama alta de diferentes olhares.
A fisioterapia, que minha mãe está fazendo já começa a apresentar melhoras, ela já dorme mais facilmente e com poucas queixas de dor, essa dor é resultado de um tombo, um risco sempre presente na vida dos idosos, mamãe irá completar 83 anos em maio, apesar de não ter tido nenhuma fratura provavelmente o tendão deve ter inflamado e ela reclama muito do ombro e as regiões interligadas a ele.
Em casa já a muito tempo havíamos adaptado alguns locais, mas com o avanço do Alzheimer terei que rever algumas outras coisas.
Sei que muitas pessoas atravessam problemas parecidos com o que estou passando, deixo aqui o link de um manual que pode ajudar , nunca é demais informação, e mesmo que você não tenha o problema na sua casa certamente conhece alguém que tem, isso é cada vez mais comum por conta do aumento da expectativa de vida, então se quiser leia e compartilhe. 
 Agora voltando à fotografia, vamos ver um pouco do resumo dessa semana.
Só para relembrar , o trecho fotografado é a orla da praia entre as ruas Alexandre Martins na Aparecida e Imperatriz Leopoldina na Ponta da Praia, no período da tarde após as 14 hs, mais uma vez Deus nos deu tardes lindas de sol, porém poucas serão as fotos de por-de-sol que apresentarei. 
Quando de alguma forma experimentamos situações que fogem ao normal de nosso dia-a-dia, percebemos coisas que embora a gente saiba que estão lá, não nos incomodam tanto.
É o que sinto com algumas coisa que tenho visto todos os dias, vou citar algumas delas, o número impressionante de pessoas que moram nas ruas de Santos, elas são invisíveis aos olhos da maioria, mas estão lá, e fico pensando porque chegaram a esse ponto em suas vidas. Outra coisa, que existe em Santos desde que eu era adolescente e parece ser uma doença sem fim, são as rodinhas de jovens nos bancos dos jardins da praia, se drogando à luz do dia como se isso fosse algo normal, parece que ninguém nunca irá resolver isso.
Mas uma coisa que é cada vez mais igual, em qualquer parte da cidade são os buracos nas calçadas, a conservação é obrigação do dono do imóvel, acho isso uma burrice, porque cada um a faz do jeito que quer, sem se preocupar com nenhum padrão e fica no geral uma porcaria, acho que a prefeitura deveria fazer a conservação e cobrar junto com o IPTU, bem  fica aqui meu desabafo.
Mas nem tudo é ruim , até quando depende do poder público, exemplo disso são duas obras que estão em fase de conclusão nesse trecho da Orla, que são os quiosques do canal 6 e a colocação de murada no trecho que vem até o Aquário.




quando concluir,  irei registrar e postar aqui pra vocês. esse trecho da orla é pra mim muito especial, pois faz parte da minha vida desde pequeno, vi sua transformação e as inúmeras melhorias feitas ao longo do tempo, alguns lugares fazem parte da vida de muitos santistas e porque não daqueles que vieram aqui só de passagem, a maioria terá alguma recordação ao ver essas imagens.





imagens simples que são pano de fundo para a vida de muitos de nós, uma das vertentes que mais gosto dentro da fotografia é sem dúvida a fotografia de rua, muitos acham que ela deve ser sempre em preto e branco, talvez porque era assim que os grandes mestres fotografavam, em particularmente gosto, mesmo porque a ausência de cor enaltece o assunto retratado, não desviando nosso olhar para outras coisas que possam estar no enquadramento, mas acho que ela pode ser perfeitamente em cores também como essas.




o mais importante me parece ser pensar a fotografia monocromática quando se faz o registro compare  e tirem suas conclusões





as vezes passamos tão apressados pelos mesmos lugares, que deixamos de observar detalhes importantes, numa de minhas passagens me deparei com essa belezinha, o nome é argiope argentata, conhecida como aranha-de-prata ou aranha-dos-jardins, essa é uma fêmea, muito maior do que o macho , que quando se aventura para copular com ela, acaba virando refeição. 










existem outros lugares, que visitamos a vida toda mais sempre nos reservam algumas surpresas, é assim o Aquário Municipal de Santos, que desde 1945 tem sido visitado por quase todos os membros de nossas famílias, levei minha mãe para dar uma voltinha por lá, acho que ela ainda não havia estado lá depois da reforma.








Acho que ela gostou, pelo menos senti isso no restante do dia e vi nas fotos que tirei depois





ela ficou tão animada que até aproveitamos esse dia e ficamos até um pouco mais tarde na praia, e é claro aproveitei pra registrar o maravilhoso fim de tarde de outono, estação que para mim tem uma luz toda especial para esse tipo de fotografia





bem por essa semana foi isso, espero que tenham gostado, vou continuar minha jornada com a mesma paixão, pescando imagens e emoções e trazendo aqui pra compartilhar com vocês, imagens como essas que postei acima ou como essas abaixo.






Imagens que fazem parte da minha cidade , das minhas lembranças,  da minha vida , até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário