sábado, 13 de abril de 2013

Macrofotografia - técnica de lente invertida

A macrofotografia é uma área da fotografia que me fascina, existe um mundo a parte escondido nos detalhes das flores ou dos pequenos insetos, mas para entrar nesse mundo geralmente é preciso um certo investimento em equipamentos, lentes macros, geralmente muito caras pois é preciso ter uma lente clara,
tubos ou foles extensores , filtros close-up, flashs e um bom tripé, na internet há extensa  quantidade de publicações que falam sobre o assunto com dicas e vídeos como esse que mostra algumas formas de se fazer macro com o uso de alguns equipamentos mais em conta.

É quase impossível fazer uma boa foto macro sem boa iluminação e sem estabilizar a câmera.

Mas existe uma técnica lente invertida que nos permite uma qualidade razoável usando a lente kit 18-55mm que normalmente tem abertura de f/3,5- 5,6   que convenhamos não é nada clara , é possível também usar uma lente analógica fixa 50mm que normalmente é bem barata  e mais clara (f/ 1,4 ou 1,8).
Você talvez já tenha ouvido falar nessa técnica mas se nunca ouviu ou utilizou, vai aí minha dica, vale muito a pena, e serve pra você testar antes se a Macrofotografia será ou não sua paixão também, assim você não sai gastando dinheiro sem conhecer um pouco os resultados.
Bem eu tenho uma NikonD60 com a lente 18-55mm f/3,5-5,6 no kit, tenho também uma OM1 com a lente 50mm f/1,4, então vou falar um pouco e mostrar os resultados , espero que vocês curtam.
Em primeiro lugar vamos falar da técnica pra quem não conhece, preciso dizer que não sou nenhum expert no assunto, então me perdoem  caso eu cometa algum equívoco, e peço que se alguém perceber algo me informe.


vou começar por essa foto tirada com a lente  acoplada com as seguintes especificações, 55mm, f/ 5,6, iso 100, velocidade 1/125
essa foto foi feita sem iluminação artificial, estava próximo a uma janela mas na sombra.
Agora para aproximar ainda mais o assunto em questão vou utilizar a lente invertida, o processo é literalmente esse, retire a lente e segure ela invertida , é claro que se você tiver um adaptador é bem mais prático, e se você gostar é só comprar um ou fazer como demostrado nesse vídeo disponibilizado no youtube. Você é claro não terá muito controle, por exemplo o foco será feito apenas aproximando do assunto, mas você pode controlar a abertura do diafragma pela controle da mola que fica exposto quando ela é invertida. então vejamos o resultado.


essa foto foi feita com o uso de um pequeno abajur funcionando como luz fixa, vc pode também utilizar um flash externo e o flash da câmera, com a programação feita da maneira que preferir, é só ir testando e encontrar a que mais lhe agrade.
Também é possível a utilização de uma lente invertida acoplada a lente kit, no meu caso usei a 50mm  f/1,4, é claro que isso produzirá uma vinheta devido a diferença entre as duas lentes mas vc pode fazer um crop depois, vejamos esse resultado




Bem espero que tenham gostado, como podem ver é tudo bem simples, e não usei, além do kit básico, apenas uma lente de uma câmera analógica, você pode ver nos vídeos que fazem parte da postagem que com alguns equipamentos simples, você pode conseguir melhores resultados, apenas uma lembrança, o foco deve ser feito manualmente, e luz e estabilização perfeita garante uma qualidade melhor na foto.
Até a próxima e deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário