quinta-feira, 25 de junho de 2009

iniciando a jornada


Oi pessoal
Com quase 30 anos de atraso, comecei a me dedicar a essa verdadeira paixão que é o mundo da fotografia, e digo isso porque há realmente todo um mundo a ser descoberto por quem inicia esse caminho.
Gostaria de compartilhar com vocês algumas coisas que pra mim foram muito importantes, quero deixar claro que não sou um profissional no ramo, apenas um amante dessa arte, e deixo também aqui o espaço aberto para comentários e postagens de outros que possam ter mais a acrescentar sobre qualquer assunto que venha a ser discutido ou apresentado.
Para começar queria falar de coisas bem elementares, pode parecer até bobagem , mas é realmente importante, vamos imaginar que você acaba de comprar ou ganhar de presente uma câmera fotográfica, hoje ela provavelmente é digital, a vontade que temos é sair por ai clicando tudo que aparecer pela frente.
Mas para aqueles que vem a fotografia como uma forma de manifestação artística, a coisa é um pouco diferente, então antes de encher a memória de sua máquina faça uma pequena pausa, e leia atentamente o manual dela, descubra seus recursos, se você ainda for comprar a máquina e a verba está curta, procure uma que possua a função manual,hoje quase todas tem essa função.
Antigamente aprender a fotografar era um pouco mais caro, pois havia o custo do filme e só sabíamos o resultado após a revelação, e mesmo fotógrafos experientes podiam perder fotos por diversos motivos, hoje você pode fotografar e em seguida ver o resultado, quase que preciso de suas fotos, então não há porque não testar e testar até que você domine as várias funções da câmera, e elas variam demais de uma marca para outra e até de um modelo para outro da mesma marca.
Muitas pessoas que possuem câmeras fotográficas , querem registrar fotos de eventos familiares e de viagens, apenas como lembranças, isso é uma função importante da fotografia e através desses registros várias partes da nossa história podem ser contadas, para essas pessoas as câmeras digitais são preparadas e programadas , nas funções automáticas e cenas pré-programadas, para que não seja possível perder fotos.
Porém nem sempre essa programação é precisa, então se você quer mais que simples registros do cotidiano familiar te aconselho a conhecer os recursos da sua câmera e também os conceitos básicos da fotografia.
Espero que o Olhar Santista te ajude nesse caminho, uma coisa eu posso te garantir sempre haverá coisas a aprender e é preciso ler muito, entre em fóruns e comunidades especializadas, isso ajuda muito, e os amantes da fotografia costumam compartilhar conhecimentos.
Vamos ao que realmente interessa, quando você usa a função automática o que acontece?
Sua câmera está programada para fazer vários ajustes , para que a imagem saia perfeita, sua única preocupação é enquadrar a imagem?
Nem sempre, se você só olhar as fotos digitalmente tudo estará igual , mas se você resolver imprimi-las talvez tenha surpresas, é o fator de corte que veremos em outros tutoriais;


Agora vamos ver o que a máquina faz por você na função automática:
regula o foco automaticamente;
regula a velocidade do obturador;
regula a abertura do diafragma;
regula a sensibilidade ISO do sensor;
Entre outras funções que estão relacionadas a esses comandos, ao longo dos tutoriais tentarei falar de cada um desses tópicos.


Quando decidimos que queremos controlar esses ajustes e colocamos a câmera em função manual, significa que nós é que temos que dizer a ela o que deve fazer e aí começa a diferença entre apertar o botão do obturador e fotografar.

Um comentário:

  1. Querido Júlio, mais uma vez encantada com sua iniciativa.
    Sugestão: que tal dar algumas explicações para leigos em fotografias? Por exemplo: obturador, diafragma...o que significa, qual seu uso etc...
    bjs, sucesso sempre!!

    ResponderExcluir