sexta-feira, 26 de junho de 2009

Fotografando em modo manual

Fotografando em modo anual

Imagine que você é um apaixonado por carros, e compra uma Ferrari, no seu modelo top de linha, tem piloto automático, você entra no carro coloca no controlador de bordo o seu destino e é só apreciar a paisagem.
Tenho certeza que não é essa a sua ideia de curtir o seu carrão, bem esse foi meu pensamento quanto optei pela compra de uma digital, mas a grana era pouca então a minha não é uma Ferrari, mas o mais importante ela funciona com modo manual, vejamos então porque isso é importante.
Cada fabricante disponibiliza, em cada modelo novo, uma configuração diferente, então seria bom você pesquisar antes e ver qual se enquadra melhor nas suas necessidades e orçamento, as câmeras mais profissionais são ainda caras mas é preciso medir o custo-benefício que ela trará.
Atualmente existe uma gama enorme de modelos, mas basicamente temos câmeras compactas(as mais comuns , hoje existem modelos com bons recursos e preços bem acessíveis)e as SLR( permitem uma serie de controles e a troca de objetivas, seu sistema de captação permite maior fidelidade).
Com o conhecimento de conceitos e procedimentos básicos é possível se fazer boas fotos com qualquer câmera, sem eles provavelmente você irá usar o equipamento em modo automático e perderá muito do poder de criação.
Entendo como conceitos básicos , o porque dos resultados de uma foto, coisas como a relação entre nitidez e tempo de exposição e suas variáveis.
E procedimentos básicos, seria o como usar os recursos do meu equipamento para atingir o resultado que quero.
Usando o equipamento em modo manual, possibilita controlar a abertura do diafragma e a velocidade do obturador, e com isso fazer a fotometria correta para uma boa foto. Antigamente antes mesmo de fotografar era necessário decidir a sensibilidade do filme (ISO), de acordo com a qualidade de luz do local a ser fotografado, atualmente as câmeras fotográficas tem esse recurso e permitem regular a sensibilidade do sensor, a variação na escala que vai normalmente de ISO 50 a ISO 1600, é um dos fatores que podem diferenciar o custo do equipamento. Tal escolha quando fotografamos em modo manual também é feita por nós, e pode fazer muita diferença no resultado final.
Você talvez já tenha ouvido alguém falar que fotografar é escrever com a luz, todo o processo fotográfico depende da luz e tem muito em comum com o olho humano.
Diafragma é o dispositivo que determina a abertura do sistema que irá permitir a entrada de luz que será percebida pelo sensor , no caso das digitais.
Essas aberturas são representadas por números de f, sendo que a escala mais conhecida varia entre f 1.4 , 2, 2,8, 4, 5.6, 8, 11, 16 e f 32.
Quanto maior o número, menor quantidade de luz irá passar pelo diafragma e cada ponto da escala representa o dobro da outra abertura.
Portanto se estamos fotografando , num dia de sol, a tendência é usar aberturas maiores f 11 ou f16
Na foto abaixo, vemos representadas duas aberturas diferentes foto1- f2.8 e na foto2- f16.Obturador é o mecanismo que controla o tempo pelo qual a luz irá passar e sensibilizar , no caso das digitais, o sensor.
A velocidade com que isso acontece é indicada em números e varia de um fabricante para o outro, mas normalmente é uma escala assim representada:
15, 8, 6, 4, 2, 1, 1/2, 1/4, 1/8, 1/15, 1/30, 1/60, 1/125, 1/500, 1/1000, 1/2000. Sendo que o número 1 representa um segundo e os demais são mais lentos 2,4,6...,ou mais rápidos 1/2, 1/4, 1/30...
Dessa forma se quisermos captar uma imagem e congelar os movimentos devemos usar velocidades altas(1/2000, 1/1000...)
Já as velocidades baixas, deixaram a exposição mais demorada e aconselha-se ser feitas com uso de tripé.
Fotometria as câmeras, vem com um dispositivo chamado fotometro que auxilia no equilíbrio entre os dois ajustes , ele apresenta uma escala normalmente entre -2 e +2 onde o zero é o ideal, e deve ser consultado sempre que fotografamos sem flash.
Agora que já falamos sobre os principais ajustes que temos que nos acostumar, é só ajustar o foco e teremos boas fotos, várias câmeras tem foco automático e não permitem tal ajuste, mas esses conceitos básicos irão ajudá-lo a fazer boas fotos, aproveite que você não precisa comprar vários filmes e faça testes até se acostumar e dominar as combinações.
Essa creio, seja a base, porém para fotos que sejam diferenciadas temos que conhecer algumas outras coisas tais como: regra de terços, composição , desfoques e efeitos especiais e outros assuntos que iremos tratar nos próximos tutoriais.
Espero que esse tenha ajudado, coloque seu comentário e se tiver qualquer duvida, eu procurarei responder e se não souber procurarei a resposta o mais rápido possível, até o próximo.
Julio Escobar

Nenhum comentário:

Postar um comentário