domingo, 28 de janeiro de 2024

A fotografia e o tempo

 Baú de lembranças

Existem momentos  que  nos marcam tão profundamente que acabam nos conduzindo e moldando nossas vidas. Vou compartilhar um desses momentos da minha vida, e espero que vocês curtam.
Benê era o nome artístico que meu querido primo usava. Seu nome: Benedicto Paulo Filho; em família, todos o chamavam de Paulinho. Apesar de ter uma deficiência auditiva desde criança, ele se tornou um grande artista e viveu até o fim de sua vida da sua arte. 



Em 1978 eu estava o visitando, ele sempre morou em São Paulo, e me convidou
para uma viagem até Paraty/RJ, pois queria tirar algumas fotos para posteriormente projetá-las e produzir suas telas.
Chegando lá, para minha surpresa ele pegou uma de suas câmeras e me deu algumas instruções e lá fui eu em busca de minhas primeiras fotografias. Era o tempo das analógicas e só depois de quase um mês meu primo me mostrou a tela com uma das fotos que eu havia capturado. A imagem transformou para sempre minha vida. Sabia que um dia eu iria me dedicar totalmente a fotografia.
Porem  somente depois de mais de 30 anos, com a chegada das digitais, o acesso para a fotografia se tornou possível para mim.
Após algum tempo já fotografando, uma ideia me surgiu a de ir a Paraty e refazer minha primeira fotografia, porém como tudo para mim tem que ser arrancado na força, demorou mais 3 anos para conseguir ir lá, mas consegui realizar a foto.



De volta a Santos, enquanto editava as  fotos que fiz, outra ideia surgiu: por que não homenagear meu primo, com uma exposição com fotos minhas de Paraty? E foi assim que eu voltei a Paraty e dessa vez com olhar mais aguçado e pensando no meu objetivo final.
Fiz uma seleção de fotos e consegui um local para a exposição que havia planejado.

Até minha mãe esteve presente na vernissage




Foto de Joanna Rocha


Foto de Joanna Rocha


Desistir não é uma opção, por isso que hoje estou aqui compartilhando essa postagem, após ter me afastado alguns anos, para cuidar de minha mãe que hoje descansa. 
Quem já passou pela experiência de ser cuidador em tempo integral de um ente amado, sabe o preço emocional que isso cobra, mas agora já refeito de tudo isso, volto a fotografar e a cuidar das minhas interações na internet.
Recentemente licenciei algumas fotografias minhas em duas plataformas que além de imprimi-las em quadros e Fineart, estampam elas também em artigos como: canecas, camisetas, cadernos, toalhas, etc. 
Vou deixar o link abaixo para meus espaços em cada uma, dá uma olhada lá e segue meu espaço para que quando eu postar algo novo lá você possa ver.  Se você gostar fique a vontade para compartilhar e talvez comprar algo para sua casa ou escritório.
Clique aqui e visite meu Studio:



Nenhum comentário:

Postar um comentário