sábado, 21 de janeiro de 2023

Fotografia tem regras mas todo artista é um pouco rebelde

Regras da fotografia conheça pra poder quebrar

 A fotografia exige estudo e dedicação para dominar a técnica e rapidez de resposta do fotógrafo nas diversas situações que se apresentam no dia a dia.
É claro que existem diversas opiniões nesse sentido.
Não sou nenhum gênio da fotografia, mas me considero  um pouco mais que apenas curioso.
Pretendo abordar, nesse artigo, minha visão e conhecimentos de algumas das regras de composição, além de fazer uma provocação,  já que encaro a fotografia como arte e na arte não tem regra que não possa ser quebrada.
Vejamos então quais são as regras usadas na fotografia:
  • regra dos terços
  • proporção Áurea
  • enquadramento
  • linhas diagonais
  • linhas de orientação
  • padrões e repetições
  • espaço negativo e positivo
Como você deve ter percebido, essas regras ou conceitos são muito utilizados na arquitetura e principalmente na pintura.

Regra dos terços

O fotógrafo Armando Vernaglia Jr me trouxe uma outra luz a respeito de algo que sempre me incomodou nessa regra, no link você pode assistir sua postagem na qual ele conta a origem da regra que data de 1797 (portanto muito antes da 1a fotografia em 1826) e que fala não apenas no que usamos hoje que é a divisão em terços verticais e horizontais, formando um "jogo da velha" e em cujas intersecções por regra colocamos o assunto principal e que acabam limitando nossa criatividade.




Proporção áurea

Baseada na Sequência Fibonacci, que é uma fórmula  matemática usada em diversas áreas, amplamente usada na pintura, inclusive por Leonardo da Vinci. 


Enquadramento

O pintor cria sua obra, portanto, na tela só há o que ele quis que houvesse. Já na fotografia, é preciso antes de apertar o obturador,  analisar o segundo plano.
Apesar de hoje existir programas  capazes de fazer isso na edição, ter essa preocupação poupará muito trabalho.
Se não puder limpar a cena experimente usar desfoque para isso ou preencher  o quadro com o objeto da foto.

Linhas diagonais

Na pintura e no desenho o uso do ponto de fuga é essencial, na fotografia não é diferente: saber usar essas linhas faz toda a diferença no impacto de suas fotos.
Procure o ângulo que mais valorize essas linhas, você com certeza vai gostar do resultado.

Linhas de orientação


Use a linha do horizonte para valorizar sua foto, arisque em uma nova perspectiva.

Padrões e repetições

Nesse quesito tudo pode ser usado, uma cerca, carros na rua, geometria da fachada de um prédio, pessoas sentadas numa mesma direção. 

Espaço negativo e positivo

Esse conceito pode ser aplicado a cores predominantes, a luz e sombra ou uma imagem solida e outra não.

Criatividade é o mais importante na fotografia

Todas essas regras e conceitos existem para dar um norte ao fotógrafo, mas se todos usarem isso fielmente a fotografia perderia sua maior relevância que é retratar o sentimento que cada fotógrafo empresta a cada foto.
Eu apesar de meus anos de vida, sempre tive esse espírito rebelde, regras existem para que alguém um dia as conteste e encontre algo que ainda não havia sido pensado.
E você? O que acha? Deixe seu comentário!




Nenhum comentário:

Postar um comentário