quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Todos os olhares em Paraty

9º Paraty em Foco todos os olhares sobre a fotografia

Mais um dia no Paraty em Foco, acordo cedo, o dia está nublado mas mesmo assim deixo a pousada em busca de tudo que a cidade e o Festival tem a oferecer.






Durante o Festival , o Centro Histórico de Paraty está sempre agitado, são diversos fotógrafos que durante o dia inteiro buscam registrar imagens dos mais variados assuntos. 




Exposições se espalham pelas ruas e praças.



Numa dessas idas a Igreja de Santa Rita, encontrei com um grupo que fazia um experimento com colódio líquido.
E pensar que a menos de 4 meses , Roger Sassaki estava começando a produzir o colódio, como ele conta em seu site Imagneiro




Experimentos como esse são comuns em Paraty, como é o caso do workshop Paraty invertida, um projeto que cresce a cada ano, Ricardo Hantzschel e seu grupo cidade invertida, levam o projeto pra vários lugares do Brasil, mas vou postar um vídeo para que vocês conheçam um pouco mais do projeto. Mais uma vez seu trailer estacionou na Praça da Matriz e fez muito sucesso.



O dia vai passando e os eventos acontecendo, são entrevistas , palestras , workshop e exposições, por toda a cidade. Como esse grupo que se prepara para uma aula prática.



Além de todos os eventos Paraty oferece sua arquitetura, seu artesanato e suas belezas naturais a todos os olhares atentos.



















 A maratona é intensa e para onde você olhar vai encontrar alguém fotografando, alguns somente se programando para outra atividade e alguns simplesmente se entregam ao cansaço.




Todas as tribos se misturam, aqui todos somos amantes da fotografia, sejam anônimos sejam celebridades disfarçadas de anônimo, como o grande Walter Firmo.


É possível também escolher alguns roteiros alternativos, passeios de barcos, conhecer as inúmeras praias de Paraty, ou os engenhos de cachaça, que no passado chegaram a 1700 e hoje são menos de 10.
Aproveitei minha estada e fui com meu amigo Clywton, companheiro de toda essa jornada, até o Engenho D'Ouro.






Ficamos sabendo que esse foi um dos locais fotografados por Araquém Alcântara para ilustrar o livro Cachaça com texto de Manuel Beato. 

Além do alambique é possível também tomar um banho de cachoeira ou num tobogã natural.


A noite chega e Paraty fervilha, música e muita azaração na praça da Matriz, mas também é possível fotografar , para quem gosta de noturnas.







Mas como tudo que é bom um dia termina chegou a hora de partir e me despedi de Paraty ou ela de mim, com aquele gostinho de quero mais, se Deus quiser ano que vem estarei de volta para a décima edição que deve ser muito especial. Espero que tenha passado para vocês um pouco do clima de Paraty durante o Festival, para quem ama fotografia esse é o lugar, se você nunca veio se programe desde já e ano que vem,  venha para  o Festival Paraty em Foco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário