domingo, 15 de setembro de 2013

Começando a fotografar

Algumas dicas que podem ajudar na fotografia

A fotografia hoje está ao alcance de todos, com os avanços tecnológicos, a fotografia digital vêm mudando inclusive a maneira de enxergarmos o mundo e transformado também os meios de comunicação. Hoje é normal você ver nos noticiários da TV ou nas mídias impressas, fotos e videos enviados por pessoas comuns, que os produziram em seus celulares ou câmeras.
Mas se você, não quer apenas conhecer um pouco e sair por aí clicando tudo que enxerga, deixando que seu equipamento faça o serviço todo, esse artigo é para tentar te ajudar a refletir sobre isso.
Então vamos supor que você ama a fotografia na sua essência, poder eternizar um momento e transmitir toda a emoção daquela fração do tempo, esse é seu objetivo.
Normalmente a primeira coisa que pensamos é que temos que ter uma câmera daquelas profissionais, bem uma boa câmera ajuda a conseguir bons resultados, mas ela sozinha não faz uma boa foto.
Vejamos então  o que realmente importa quando você vai começar a aprender fotografia.
As câmeras são produzidas para tirarem boas fotos, no modo automático ela faz uma leitura da luz e do motivo a ser fotografado e programa a abertura do diafragma, a velocidade do obturador, o ISO a ser utilizado, a melhor exposição , a necessidade ou não de flash e pronto é só você   estabilizar a câmera e apertar o botão, algumas também corrigem o tremor das mãos. Mas então foi você ou foi a câmera que fotografou? 
Aí alguém pode dizer , ah mais eu é que escolhi o enquadramento, é verdade mas a câmera também pode corrigir isso.
Se você quer produzir imagens através de uma câmera fotográfica  é essencial que ela tenha o modo Manual de captura, nele você é quem decide todos os controles que resultaram na imagem final.
Isso lhe dará total controle sobre o resultado final, mas é claro isso não é fácil de obter.
O segundo fator que deve levar em conta quando for comprar sua câmera é a lente que vem com ela.
Existem câmeras compactas com lentes muito boas, mas se você pensar a longo prazo, é preciso entender algumas coisas básicas.
Toda lente tem características que indicam como ela irá transmitir para o sensor a imagem que você enquadrou. A distância focal, medida em milímetros, e a sua luminosidade, que irá definir qual será a abertura de diafragma que ela permitirá ser usada.
Mas como você irá ver isso quando for comprar sua câmera? Toda lente vêm com essas informações gravadas na borda da lente, algo parecido com isso
10-30mm é a distancia focal dessa lente e 1:3,5-5.6 é a abertura máxima do diafragma  ou seja quando a lente é usada na distância focal de 10mm a abertura máxima é 3,5 e quando é usada em 30mm a abertura máxima é 5,6.
Talvez você esteja confuso mas vou tentar te explicar melhor.
Vamos comparar a câmera ao olho humano, se nosso olho fosse a lente ele teria uma distância focal equivalente a 50mm, sem considerarmos nossa visão periférica e teria uma luminosidade de 1:1, então quando a lente é menor que 50mm ela é considerada grande angular(ideais para fotografar paisagens e ambientes apertados) e quando elas são maiores que 135mm são chamadas de teleobjetivas (usadas para fotos de animais na natureza, esportes  e para closes à distância. 
Ainda pensando no exemplo acima, a lente seria F:1:3,5 para a distância de 10mm ou seja 3,5 vezes mais escura do que o olho humano, você deve ter percebido que quanto mais perto de 1:1 mais clara é a lente e maior será a abertura que ela permitirá fazer no diafragma.
Você deve estar pensando que eu errei, mas não, é exatamente isso quanto menor o número do f: maior é abertura do diafragma numa escala que é normalmente a seguinte

Nas câmeras digitais há mais um complicador, os sensores são, via de regra, pequenos e por isso tem um fator de corte ou seja o que vemos no visor ou no Lcd não será exatamente o que o sensor irá registrar.
Hoje vou ficar por aqui, em breve falarei um pouco mais detalhadamente sobre cada um dos fatores que determinam o resultado de uma fotografia.


Quando usávamos câmeras analógicas a primeira coisa a ser definida era o que seria fotografado e com que luz, se as fotos eram para paisagens em dias de sol o certo era comprar filmes com ISO baixo, 50 ou 100, e se fossemos fotografar em algum lugar fechado e de pouca luz escolhíamos um filme de ISO maior 400 ou mais. Com as digitais isso pode ser definido na hora de cada foto, quanto maior o ISO que escolhermos maior a sensibilidade do sensor, mas também maior são os ruídos que a foto poderá apresentar.
Muitas pessoas pensam que quanto maior o número de pixels que a câmera apresenta, melhor serão as fotos, mas na verdade os pixels determinam o tamanho do arquivo. Esses arquivos normalmente são em JPEG, isso significa que a foto será comprimida, ou seja boa parte das informações serão perdidas, porém hoje várias câmeras, mesmo compactas, já permitem fotografar em RAW. Esse arquivo não é compactado, portanto maior que os em JPEG, porém permitem uma melhor edição da fotografia, seria o equivalente a ter um negativo da foto.
Agora que já falamos um pouco sobre alguns dos fatores que influenciam na sua escolha, é preciso ter em mente que para cada tipo de fotografia existe uma diferença grande de equipamentos necessários para você conseguir um resultado melhor, por isso que se você puder investir em uma câmera Dslr, que trocam as lentes, é melhor do que uma compacta, pois após você definir qual a fotografia você irá se dedicar, seu investimento será só em lentes específicas. Para começar normalmente a que vem com a câmera já irá ser útil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário