sábado, 24 de agosto de 2013

Fotografia Contemporânea

Fotografia documento de um tempo

Aprendi a ver a fotografia como uma forma de expressão, num mundo cada vez mais globalizado e dinâmico, em que as coisas são espalhadas numa velocidade cada dia maior, a fotografia , que aprisionada o tempo, é cada vez mais fascinante. 
Hoje qualquer pessoa pode fotografar e alguns fazem fotos muito belas e agradáveis de ser olhadas mesmo não tendo um conhecimento profundo sobre fotografia
Mas eu encaro a fotografia como um documento, como uma forma de expressar sentimentos e descrever a emoção de um momento, de um lugar. 
Por essa razão, creio que o fotógrafo precisa criar uma identidade fotográfica, tarefa difícil que muitas vezes leva uma vida.
Acredito que como todo artista, o fotógrafo ao enquadrar e apertar o disparador, projeta sua vida , suas emoções e seus conhecimentos. Por isso vejo como extremamente necessário estar aberto ao trabalho de outros fotógrafos assim como também as outras manifestações de arte. 
Regularmente pesquiso, e para isso a internet é uma ótima ferramenta, o trabalho de fotógrafos nacionais e internacionais, vejo olhares diferentes, vejo livros e exposições, enfim busco aumentar o leque de possibilidades e enriquecer com isso meu olhar.
Hoje, em uma dessas pesquisas, me deparei com um vídeo de uma palestra dada pelo fotógrafo mineiro Eugênio Sávio, que é também professor na PUC-minas, e coordena o Festival de Fotografia de Tiradentes, que esse ano chegou a sua 3ª edição.
Nessa apresentação ele faz um panorama geral da fotografia contemporânea, apresentando o trabalho de diversos fotógrafos, vale a pena conferir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário