quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Panorâmica como criar uma a partir da várias fotos


Panorâmica como criar a partir da junção de fotos

Muitas vezes nos deparamos com uma paisagem que não é possível retratar em uma só foto, nem mesmo com uma lente angular conseguimos capturar todo o impacto da cena, nessas horas só há uma coisa a fazer , criar uma panorâmica.

Existem diversos programas , alguns inclusive gratuitos, que podemos usar para juntar as imagens e nos ajudar a ter um resultado perfeito, mas é preciso termos alguns cuidados na hora da captura. 
Vou tentar explicar aqui como costumo fazer, espero que ajude aqueles que gostam de panorâmicas mas não sabem exatamente como são criadas.

Como fotografar para produzir uma panorâmica

- Em primeiro lugar procure captar as imagens usando um tripé, ele é importante para que as fotos possam ser fundidas com mais facilidade. 
Na falta do tripé procure colocar a câmera em uma base e apenas gire ela sobre a base para captar as imagens que serão usadas.
- Procure capturar fotos nas quais, pelo menos 1/3 delas sejam iguais a foto anterior, assim será mais fácil o programa reconhecer a área de fusão.
Veja nas fotos abaixo:


                           


 





Após selecionar as fotos eu as abro no Photoshop CC e clicando em Arquivos / Automatizar/ Photomerge o painel da ferramenta é aberto e selecionamos mesclar imagens juntas e nesse caso correção de distorção geométrica também, clicamos em adicionar arquivos abertos , dessa forma a ferramenta irá usar os arquivos anteriormente selecionados fará a leitura dos mesmos e a fusão das imagens dá forma mais precisa possível.
Os resultados costumam ser muito bons, no caso dessa panorâmica após a fusão costumo usar o atalho Ctr/Shift/Alt/E para copiar todas as camadas em uma única camada acima dessas. 
Depois  com a ferramenta de corte , faço o alinhamento do horizonte, se necessário e corto de acordo com a imagem. 
Feito isso faço alguns ajustes tais como contraste e brilho.
Esse foi o resultado final que obtive  da panorâmica criada a partir de cinco imagens.


 Espero ter conseguido explicar, caso você tenha alguma dúvida pergunte e eu tento explicar melhor sua dúvida.
Se você não tem acesso ao Photoshop, existem outros programas que também fazem panorâmicas com bons resultados, o Galeria de Fotos do Windows por exemplo tem essa  possibilidade e o resultado costuma ser bem legal.
Deixe seus comentários, dúvidas ou críticas, e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário